Páginas

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Por que o teclado não é em ordem alfabética?

A distribuição das teclas em um teclado de computador segue a mesma ordem encontrada nas máquinas de escrever. A combinação mais comum é a QWERTY, que foi inventada em meados de 1870 pelo norte-americano Christopher Latham Scholes. A ideia de Scholes foi organizar as teclas aproximando os pares de letras mais usados na língua inglesa. A origem do nome, por sua vez, são as seis primeiras letras que aparecem no teclado: Q, W, E, R, T e Y. Além da QWERTY existem outras combinações usadas em teclados, mas elas são uma raridade no Brasil.

As letras que mais são utilizadas na língua inglesa estão estrategicamente colocadas para serem "datilografadas" com os dedos mais fortes, tendo em vista a força que era necessária para bater à máquina. 

Houve uma reunião dos principais representantes dos países para unificar o teclado. Acontece, porém, que o Brasil não participou. Resultado: o Y, o W, e as consoantes mais utilizadas nas línguas germânicas e inglesas ficaram mais à mão e as vogais, que são a construção de nossa língua, não ficaram em pontos estratégicos.
Há a possibilidade, em alguns computadores, de se alterar a ordem dos teclados segundo a convenção particular de alguns países. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário